A linguagem e o pensamento estão intimamente associados, desta forma, é pertinente,
compreender a noção de uma abordagem psicopedagogica da expressão artística. Segundo Arquimedes da Silva santos (2008), as Artes são de extrema importância para o
desenvolvimento da criança. Quando o mesmo autor cita Piaget, aponta para os
seus estudos psicopedagógicos sobre a formação da personalidade e para a
constatação da importância da expressão artística em todas as idades,
especialmente na evolutiva.
Segundo
Bruno Munari[1], no seu
estudo sobre a fantasia na comunicação visual, a fantasia é o meio para
visualizar e para tornar visível, aquilo que pensa a fantasia, a invenção e a
criatividade. (Munari, 1981) . A imaginação, por
outro lado, permite a recoleção e aparição de imagens já existentes (por
exemplo, os desenhos resultantes de testes projetivos, onde se pode rever de
forma subconsciente, um remanescer de representações do passado, das emoções e
dos sentimentos do indivíduo).
No contexto da UAEAM de Paço de Arcos, desenvolve-se diariamente um trabalho de estimulação sensorial, reconhecendo a sua influência biopsicopedagógica no desenvolvimento das nossas crianças.
Tendo em conta que, a comunicação é essencial no seu desenvolvimento,
valorizamos bastante o contato dos nossos alunos com os outros e com diversos contextos. No 2º período, em parceria com a Docente Susana Leão de Artes Visuais, dinamizámos uma atividade com uma turma do 11º ano de Artes do nosso agrupamento. Os futuros artistas, empenhados no papel fulcral da fantasia e da imaginação, monitorizaram várias estações que preparámos para exploração: Pinturas sensoriais, Exressão livre; caixas sensoriais, Pinturas Musicais, Tapete mágico, tabuleiros de areia e gel.
Foi uma experiência muito interessante. Obrigada a todos!
[1]
Artista italiano, que
desenvolveu projetos multidiscilpinares, no âmbito, do design, das artes
plásticas, do cinema, da pedagogia e da investigação sobre a didática das artes
visuais.
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