Apresentação

Apresentação
Retrato de Família!!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Pinturas Sensoriais, turma de Artes Visuais convidada pela UAEAM


linguagem e o pensamento estão intimamente associados, desta forma, é pertinente, compreender a noção de uma abordagem psicopedagogica da expressão artística. Segundo Arquimedes da Silva santos (2008), as Artes são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Quando o mesmo autor cita Piaget, aponta para os seus estudos psicopedagógicos sobre a formação da personalidade e para a constatação da importância da expressão artística em todas as idades, especialmente na evolutiva.
 
Segundo Bruno Munari[1], no seu estudo sobre a fantasia na comunicação visual, a fantasia é o meio para visualizar e para tornar visível, aquilo que pensa a fantasia, a invenção e a criatividade. (Munari, 1981). A imaginação, por outro lado, permite a recoleção e aparição de imagens já existentes (por exemplo, os desenhos resultantes de testes projetivos, onde se pode rever de forma subconsciente, um remanescer de representações do passado, das emoções e dos sentimentos do indivíduo).
No contexto da UAEAM de Paço de Arcos, desenvolve-se diariamente um trabalho de estimulação sensorial, reconhecendo a sua influência biopsicopedagógica no desenvolvimento das nossas crianças.
Tendo em conta que, a comunicação é essencial no seu desenvolvimento, valorizamos bastante o contato dos nossos alunos com os outros e com diversos contextos.  No 2º período, em parceria com a Docente Susana Leão de Artes Visuais, dinamizámos uma atividade com uma turma do 11º ano de Artes  do nosso agrupamento. Os futuros artistas, empenhados no papel fulcral da fantasia e da imaginação, monitorizaram várias estações que preparámos para exploração: Pinturas sensoriais, Exressão livre; caixas sensoriais, Pinturas Musicais, Tapete mágico, tabuleiros de areia e gel.
Foi uma experiência muito interessante. Obrigada a todos!






 






[1] Artista italiano, que desenvolveu projetos multidiscilpinares, no âmbito, do design, das artes plásticas, do cinema, da pedagogia e da investigação sobre a didática das artes visuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário