Regulamento do Concurso de Pintura e Desenho
“Tributo a Amália Rodrigues”
1. Objectivos
O Concurso de Pintura
subordinado ao tema “Tributo a Amália Rodrigues”, tem como objectivos: Estimular a criatividade e a
imaginação; promover o
Intercâmbio entre ciclos escolares, estimular a articulação curricular, criar
dinâmicas artísticas paralelas ao Coro/Orquestra Maria Luciana Seruca e valorizar a relação
triangular entre escola, aluno e comunidade.
2. Entidade Promotora
- O concurso é promovido e dinamizado pela equipa do coro/ orquestra Maria Luciana Seruca;
- Integrado no projecto Musical Tributo à Amália do “Coro/Orquestra Maria Luciana Seruca” (a apresentar dia 6 de Junho de 2015 na sede do Agrupamento), no âmbito do III Encontro de Coros.
3. Destinatários
- Todos os alunos do Agrupamento de Escolas de paço de Arcos (independentemente do ano de escolaridade e da modalidade de ensino).
4. Os trabalhos
- O tema dos trabalhos a
apresentar deverá ser “Tributo a Amália Rodrigues”, sob qualquer
perspectiva ou interpretação do(s) autor(res);
- Os trabalhos podem ser
individuais ou de grupo, cada concorrente ou cada grupo pode concorrer
apenas com um trabalho;
- Os trabalhos deverão
ser orientados por um professor do agrupamento, ao qual cabe a
monitorização da obra, a qual, não terá obrigatoriamente que ser
desenvolvida em contexto de sala de aula;
- A dimensão mínima dos
trabalhos é de 50cm x 50cm;
- Os trabalhos podem ser
apresentados em qualquer suporte (papel, tela, madeira ou outro);
- A técnica de pintura/
desenho a adoptar é da opção do autor (acrílico, óleo, colagem, têmpera,
materiais riscadores, técnicas mistas ou outras);
- Os trabalhos devem estar devidamente identificados no verso da obra, com os seguintes dados:
a) Título da obra;
b) Técnica utilizada;
c) Nome, idade e turma do autor
ou autores;
d) Nome da escola, nome e
contacto (telefone e e-mail) do professor orientador;
e) Identificação da orientação
correta para exposição.
5. Entrega e recolha dos trabalhos
·
A entrega
dos trabalhos acompanhados da respetiva ficha de inscrição (em
anexo) é da responsabilidade dos concorrentes e deverá ser feita até ao dia 15 de Maio de 2015 na Escola
EB1/JI Maria Luciana Seruca, na Rua Conde Rio Maior em Paço de Arcos (ao
cuidado da Professora Susana Rosa da sala UAEAM);
·
O professor orientador dos trabalhos premiados será contactado por
telefone ou e-mail;
·
Ao concorrerem a este concurso, os participantes doam os seus trabalhos à
entidade promotora;
·
Os trabalhos premiados e todos os outros podem ser adquiridos, os que
restarem ficarão na posse do Agrupamento, para uma futura exposição no espaço
escolar;
·
Os restantes trabalhos serão adquiridos por um preço mínimo/simbólico (5
pincéis) e as receitas reverterão a favor do Projeto Coro/ Orquestra Maria
Luciana Seruca;
·
Ao participarem no concurso, os concorrentes comprometem-se a aceitar as cláusulas,
das presentes normas.
6.
Prémios
·
O júri atribuirá 3 Prémios:
1) Pré-escolar/ 1º ciclo;
2) 2º ciclo/3º ciclo;
3) Secundário.
·
Os prémios serão patrocinados por empresas da região (material de
pintura/ desenho ou serviços);
·
O júri atribuirá Menções Honrosas, se assim o entender.
7.
Critérios de apreciação
O júri examinará todos os
trabalhos apresentados, sendo causa de exclusão os que não respeitem alguma das
cláusulas do presente regulamento.
·
Os critérios de apreciação dos trabalhos são os seguintes:
a) Criatividade/ Originalidade;
b) Actualidade/ sentido crítico
do discurso plástico;
c) Adequação ao tema;
d) Qualidade artística e
técnica;
e) Obediência às presentes
normas.
8. Júri
·
O júri de selecção é também o júri de premiação;
·
Os membros do júri serão:
a) Coordenadora do Departamento
de Expressões do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos;
b) Um representante dos alunos;
c) Um professor de Artes
Visuais do Agrupamento;
d) Artista Plástico;
e) Um representante da Direcção
do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos;
f) Um representante da
Autarquia;
g) Coordenadora da EB1/JI Maria
Luciana Seruca.
·
As decisões do Júri são soberanas e delas não haverá recurso;
·
O júri irá reunir no dia 19 de Maio de 2015, pelas 17h.00m;
·
As decisões do júri serão divulgadas no site do Agrupamento e comunicadas
aos professores orientadores e/ou participantes no concurso até dia 29 de Maio
de 2015;
·
A entrega de prémios decorrerá no evento musical “Tributo a Amália
Rodrigues”, dia 6 de Junho de 2015, com início às 20h. 30m, no átrio principal
da sede do Agrupamento de Paço de Arcos.
9. Exposição
·
A exposição e venda das obras irá decorrer no átrio principal da sede do Agrupamento
de Paço de Arcos durante o decorrer do evento Musical “Tributo a Amália
Rodrigues (dia 6 de Junho de 2015 a partir das 20h.30m).
10.
Casos omissos
·
Caberá ao júri decidir sobre os casos omissos nestas normas.
·
Qualquer dúvida pode ser esclarecida com a professora Susana Rosa:
966850848 ou
susanaisabelrosa@gmail.com.
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