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quinta-feira, 16 de abril de 2015

Concurso de Pintura "Tributo a Amália Rodrigues"


 
Regulamento do Concurso de Pintura e Desenho
“Tributo a Amália Rodrigues”
1. Objectivos
O Concurso de Pintura subordinado ao tema “Tributo a Amália Rodrigues”, tem como objectivos: Estimular a criatividade e a imaginação; promover o Intercâmbio entre ciclos escolares, estimular a articulação curricular, criar dinâmicas artísticas paralelas ao Coro/Orquestra Maria Luciana Seruca e valorizar a relação triangular entre escola, aluno e comunidade.
2.    Entidade Promotora
  • O concurso é promovido e dinamizado pela equipa do coro/ orquestra Maria Luciana Seruca;
  • Integrado no projecto Musical Tributo à Amália do “Coro/Orquestra Maria Luciana Seruca” (a apresentar dia 6 de Junho de 2015 na sede do Agrupamento), no âmbito do III Encontro de Coros.
3.    Destinatários
  • Todos os alunos do Agrupamento de Escolas de paço de Arcos (independentemente do ano de escolaridade e da modalidade de ensino).
4.    Os trabalhos
  • O tema dos trabalhos a apresentar deverá ser “Tributo a Amália Rodrigues”, sob qualquer perspectiva ou interpretação do(s) autor(res);
  • Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo, cada concorrente ou cada grupo pode concorrer apenas com um trabalho;
  • Os trabalhos deverão ser orientados por um professor do agrupamento, ao qual cabe a monitorização da obra, a qual, não terá obrigatoriamente que ser desenvolvida em contexto de sala de aula;
  • A dimensão mínima dos trabalhos é de 50cm x 50cm;
  • Os trabalhos podem ser apresentados em qualquer suporte (papel, tela, madeira ou outro);
  • A técnica de pintura/ desenho a adoptar é da opção do autor (acrílico, óleo, colagem, têmpera, materiais riscadores, técnicas mistas ou outras);
  • Os trabalhos devem estar devidamente identificados no verso da obra, com os seguintes dados:
a)    Título da obra;
b)    Técnica utilizada;
c)    Nome, idade e turma do autor ou autores;
d)    Nome da escola, nome e contacto (telefone e e-mail) do professor orientador;
e)    Identificação da orientação correta para exposição.
5.    Entrega e recolha dos trabalhos
·             A entrega dos trabalhos acompanhados da respetiva ficha de inscrição (em anexo) é da responsabilidade dos concorrentes e deverá ser feita até ao dia 15 de Maio de 2015 na Escola EB1/JI Maria Luciana Seruca, na Rua Conde Rio Maior em Paço de Arcos (ao cuidado da Professora Susana Rosa da sala UAEAM);
·         O professor orientador dos trabalhos premiados será contactado por telefone ou e-mail;
·         Ao concorrerem a este concurso, os participantes doam os seus trabalhos à entidade promotora;
·         Os trabalhos premiados e todos os outros podem ser adquiridos, os que restarem ficarão na posse do Agrupamento, para uma futura exposição no espaço escolar;
·         Os restantes trabalhos serão adquiridos por um preço mínimo/simbólico (5 pincéis) e as receitas reverterão a favor do Projeto Coro/ Orquestra Maria Luciana Seruca;
·         Ao participarem no concurso, os concorrentes comprometem-se a aceitar as cláusulas, das presentes normas.
6.         Prémios
·      O júri atribuirá 3 Prémios:
       1) Pré-escolar/ 1º ciclo; 
       2) 2º ciclo/3º ciclo;
       3) Secundário.
·      Os prémios serão patrocinados por empresas da região (material de pintura/ desenho ou serviços);
·      O júri atribuirá Menções Honrosas, se assim o entender.
7.         Critérios de apreciação
O júri examinará todos os trabalhos apresentados, sendo causa de exclusão os que não respeitem alguma das cláusulas do presente regulamento.
·         Os critérios de apreciação dos trabalhos são os seguintes:
a)    Criatividade/ Originalidade;
b)    Actualidade/ sentido crítico do discurso plástico;
c)    Adequação ao tema;
d)    Qualidade artística e técnica;
e)    Obediência às presentes normas.
 
8.     Júri
·         O júri de selecção é também o júri de premiação;
·         Os membros do júri serão:
a)    Coordenadora do Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos;
b)    Um representante dos alunos;
c)    Um professor de Artes Visuais do Agrupamento;
d)    Artista Plástico;
e)    Um representante da Direcção do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos;
f)     Um representante da Autarquia;
g)    Coordenadora da EB1/JI Maria Luciana Seruca.
·         As decisões do Júri são soberanas e delas não haverá recurso;
·         O júri irá reunir no dia 19 de Maio de 2015, pelas 17h.00m;
·         As decisões do júri serão divulgadas no site do Agrupamento e comunicadas aos professores orientadores e/ou participantes no concurso até dia 29 de Maio de 2015;
·         A entrega de prémios decorrerá no evento musical “Tributo a Amália Rodrigues”, dia 6 de Junho de 2015, com início às 20h. 30m, no átrio principal da sede do Agrupamento de Paço de Arcos.
 
9.       Exposição
·         A exposição e venda das obras irá decorrer no átrio principal da sede do Agrupamento de Paço de Arcos durante o decorrer do evento Musical “Tributo a Amália Rodrigues (dia 6 de Junho de 2015 a partir das 20h.30m).
10.           Casos omissos
·         Caberá ao júri decidir sobre os casos omissos nestas normas.
·         Qualquer dúvida pode ser esclarecida com a professora Susana Rosa:  966850848 ou  susanaisabelrosa@gmail.com.
 
(recortar)
 
 

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