A
relação transferencial entre a atividade gráfica e o comportamento da criança,
revelam a influência do desenvolvimento artístico na perceção, no pensamento,
nas emoções e no desenvolvimento cognitivo da criança, tendo em conta, as suas
ações comportamentais. De acordo com a capacidade psicomotora, a graratuja,
revela desde logo, as potencialidades expressivas da personalidade infantil
(Rodrigues).
Da afirmação pulsional (sentimento de expressão), a criança caminha para o seu individualismo (sentimento proteção), para a vinculação (contacto emocional) e para a identidade (sentimento de afirmação), o que se revela nas suas ações. Segundo Philippe Greig, em termos gráficos, a precisão percetivo-motora varia consoante o grau de maturidade psico-afetiva da criança (Greig, 2004) o que demonstra a veracidade dos estudos de António Damásio sobre o reconhecimento, de que, as emoções e os sentimentos têm reflexos nas nossas ações.
As vogais em areia, depois do treino gráfico em caixa de areia.
Sem comentários:
Enviar um comentário