Apresentação

Apresentação
Retrato de Família!!

domingo, 3 de maio de 2015

COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E OU ALTERNATIVA

“ Porque há silêncios mais do que sofridos, a comunicação terá de ir muito além das palavras”
Terá de ir além do próprio silencio. Regina Cardoso 2007

O que é a Comunicação Aumentativa e ou Alternativa (CAA)?

A comunicação aumentativa e ou alternativa é todo o tipo de comunicação que aumente, suplemente a fala ou a substitua.

Principal objetivo:
Promover capacidades comunicativas e linguísticas, tornando as crianças, jovens e adultos capazes de interagir, de comunicar, de expressar necessidades e sentimentos, de partilhar experiências, informações...

A CAA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos (LGP; Makaton), sons, expressões faciais e corporais (mímica), que podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões.  Contudo para indivíduos com défice cognitivo ou com comprometimento motor as ajudas técnicas tornam-se fundamentais para estabelecer e desenvolver a comunicação. Assim, os produtos de apoio para a comunicação têm revolucionado, no melhor sentido, as possibilidades de comunicação dos indivíduos com incapacidades

Produtos de Apoio para a Comunicação:
  • Cadernos de comunicação;
  • Horários;
  • Tabelas....
Por exemplo, esta semana fomos fazer uma visita de estudo ao Planetário. Para possibilitar aos nossos alunos a transmissão da informação junto da família e amigos, elaborámos a seguinte tabela:
Comunicadores (Digitalizadores de Fala) 
Os comunicadores são equipamentos portáteis que permitem a gravação de mensagens de voz (ou outro tipo de sons), possibilitando a uma pessoa sem comunicação oral, exprimir-se, fazendo-se compreender e escolher os tópicos de conversa.
Por exemplo: Organizámos um conjunto de símbolos, significativos para a comunicação com um dos nossos alunos e adaptados ao Digitalizador Go Talk. Sempre que pressiona uma das imagens tem o retorno auditivo, transmitindo desta forma a mensagem que a imagem simboliza.

    GO TALK de nove células. Em cada célula podemos gravar uma mensagem.

Aplicações Informáticas para a Comunicação
Utilização de software (programas) específicos para a comunicação como o GRID e VOZ4ALL, permitem de forma intuitiva e adaptada à funcionalidade do utilizador comunicar e interagir sobre o meio ambiente.  
A síntese de voz incorporada nestes programas, possibilitam ao utilizador expressar-se e comunicar de forma autónoma. 
Permitem a construção de soluções personalizadas para cada utilizador,levando em consideração as características e necessidades do usuário.
Pegando no exemplo da ida ao Planetário construímos uma grelha no programa GRID, que possibilitou ao aluno partilhar toda a informação resultante desta visita:


O André está a comunicar aos colegas do 4º ano a sua ida ao Planetário, beneficiando da ajuda da Bianca, sua colega de turma!



Sem comentários:

Enviar um comentário